Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51692

Compartilhe esta página

Título: Experimentando o micromundo: uma proposta de sequência didática para o ensino da microbiologia no ensino médio
Autor(es): ALMEIDA, Letícia Gabrielly de França
Palavras-chave: Microbiologia; Ensino de ciências; Sequência didática
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: .
Abstract: No atual cenário educacional brasileiro existem algumas fragilidades nos processos de ensinoaprendizagem, e uma delas é a forma tradicionalista como os conteúdos são abordados em sala de aula. Essa estratégia ultrapassada reflete na percepção limitada e restrita dos alunos sobre determinados conteúdos, especialmente os que trabalham temas científicos de níveis microscópicos, como por exemplo, a ciência que se preocupa em estudar os microrganismos. Na educação básica, a microbiologia é, muitas vezes, retratada de forma limitada, engessada e descontextualizada com o dia a dia do aluno, causando muitas vezes equívocos conceituais. Portanto, há uma necessidade de utilizar estratégias metodológicas que se preocupem em contextualizar os conceitos científicos com o cotidiano do aluno. No campo das inovações pedagógicas, um dos métodos que tem se mostrado eficiente nos processos de construção do conhecimento é a experimentação investigativa, por meio da qual o próprio aluno é posto como o agente responsável por seu conhecimento, instigado por meio da apuração de suas próprias descobertas. Este recurso pedagógico, além de otimizar o processo do ensinoaprendizagem, desenvolve no indivíduo a criticidade, a autonomia e a criatividade. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática sobre o ensino de microbiologia, aplicável no ensino médio, dando ênfase à experimentação investigativa, com o intuito de verificar a relevância da experimentação investigativa para a aprendizagem significativa do aluno no campo da microbiologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51692
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Letícia Gabrielly de França.pdf931,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons